MONARQUIA
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REPÚBLICA
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A Monarquia é uma forma de governo moderna e eficiente. Das 12 economias mais fortes do mundo atual, 8 são monarquias.
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A
República está sendo questionada em vários países, pois não tem
solucionado seus problemas. Haja vista que, das 165 repúblicas atuais,
só 11 mantêm regime democrático há mais de 20 anos.
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O Monarca, sendo vitalício, pode inspirar e conduzir um projeto nacional, com obras de longo alcance e longo prazo.
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O Presidente tem quatro anos para elaborar e executar o seu projeto de governo, cujo alcance é forçosamente limitado.
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O
Monarca não tem interesse em interromper os projetos de seus
antecessores, dos quais participa antes mesmo de subir ao trono.
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O
Presidente quer executar o seu próprio projeto e, com freqüência,
interrompe as obras dos antecessores. Em geral, não consegue completar
os projetos iniciados por ele, que serão igualmente abandonados por
seu sucessor.
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O Brasil, como Império, era um país do primeiro mundo, junto com os Estados Unidos da América, Inglaterra e Alemanha.
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A República conduziu o Brasil à condição de país do terceiro mundo, do qual a tendência é descer mais.
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Se tivéssemos mantido a Monarquia, os sucessores de D. Pedro II, até agora, teriam sido apenas três.
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No
mesmo periodo de um século, tivemos 43 Presidentes, com igual número
de mudanças de rumo e outro tanto de crises, golpes, instabilidades e
ditaduras.
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A
imprensa costuma citar, com destaque, como exemplo de decadência da
Monarquia, a conduta do Príncipe Charles e sua tumultuada relação com a
Princesa Lady Di. Só que a Rainha de nada é acusada e, a sabedoria
britânica, no devido tempo, saberá encontrar tranquilamente o sucessor
de Elizabeth, sem solução de continuidade para a vida da nação.
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Quem
não se lembra, na República brasileira, da conduta reprochável de
esposas, filhos, irmãos, genros e outros familiares ou agregados de
tantos Presidentes, gerando inclusive, crises institucionais?
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Parlamentarismo autêntico só com Monarquia, pois o Monarca é suprapartidário e tem posição equânime em relação aos partidos.
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No
parlamenterismo republicano, o Presidente é eleito e sustentado por
conchavos de partidos e grupos econômicos, e tende a ter posição
facciosa.
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Na Monarquia, o Monarca é um amigo e aliado do seu Primeiro Ministro.
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Na República, o Presidente é um concorrente ou um inimigo de seu Primeiro Ministro.
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O Monarca é o símbolo vivo da nação, personifica sua tradição histórica e lhe dá unidade e continuidade.
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O
Presidente da República tem mandato de apenas quatro anos e é eleito
por uma parte geralmente minoritária da nação. Por isso não a
personifica, nem lhe dá unidade.
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É função do Monarca, segundo o Imperador Francisco José da Austria, defender o povo contra os seus maus governos.
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Rui
Barbosa afirmou que "o mal irremediável da República é deixar exposto
às ambições menos dignas o primeiro lugar do Estado", isto é, o Chefe
de Estado.
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O
Monarca não está vinculado a partidos nem depende de grupos
econômicos, por isso pode influir, com maior independência, nos assuntos
de Estado, visando o que é melhor para o país.
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O
Presidente se elege com o apoio de partidos políticos e depende de
grupos econômicos, que influem nas suas decisões, em detrimento das
reais necessidades do povo e do país.
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O
Monarca é educado desde criança para reinar com honestidade,
competência e nobreza, e durante toda a vida acompanha os problemas do
país e colabora em sua solução, com independência política e
partidária.
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O
Presidente não é educado para o cargo. Não raro, surge como resposta
aos interesses de um partido. É como um passageiro de avião, que é
eleito pelos demais para pilotar a aeronave, sem que para isto esteja
habilitado.
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O Monarca pensa nas futuras gerações.
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O Presidente pensa nas futuras eleições.
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Não se conhece exemplo de Monarca envolvido em negociatas, pois "Rei não rouba".
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Em todo o mundo são frequentes os casos de Presidentes desonestos.
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A
dotação de D. Pedro II era de 67 contos de réis por mês, e não se
alterou durante os 49 anos de reinado. Com essa dotação ele manteve sua
família e sustentou os estudos de muitos brasileiros famosos, como
Carlos Gomes, Pedro Américo e o próprio Deodoro. Não havia mordomias.
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Após
a proclamação da República o salário de Deodoro, destinado apenas às
suas despesas pessoais - não às do seu cargo -, foi ajustado em 120
contos de réis por mês, e os dos Ministros foram dobrados em relação aos
do Império.
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Na Monarquia, a nação sustenta apenas uma família.
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Na República brasileira, além do Presidente, a nação sustenta hoje mais 7 ex-Presidentes e suas viúvas.
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Na
Grã-Bretanha, com toda a sua pompa e circunstância, o custo anual
para o povo britânico sustentar a Rainha, sua família e todo o aparato
é de US$ 1,87 per capita, e no Japão não chega a US$ 0,50.
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No Brasil, estima-se que a Presidência custe à nação entre US$ 6,00 e US$ 12,00 per capita por ano.
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As viagens de D. Pedro II eram pagas com o seu próprio dinheiro, e a comitiva não passava de 4 ou 5 pessoas.
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As viagens presidenciais são pagas com o dinheiro do povo, e a comitiva já chegou a lotar dois Jumbos.
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No
Império havia 14 impostos, e uma norma que dizia: "Enquanto se puder
reduzir a despesa, não há direito de criar novos impostos".
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Hoje, o Brasil tem 59 impostos, e a todo momento surgem propostas para aumentar a carga tributária.
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O menor salário do Império equivaleria hoje a US$ 275,00 e a diferença entre o menor e o maior era de 12 vezes.
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O
salário-mínimo republicano tem sido inferior a US$ 100,00, e a
diferença entre ele e o maior salário de cargo público ultrapassa 200
vezes.
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O salário de professora equivalia, no Império a US$ 730,00.
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Hoje, os professores recebem salário "de fome", desestimulando o ensino. Em muitos locais, não chega a um salário-mínimo.
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A inflação média do Império foi de 1,58% ao ano, apesar das enormes despesas com a guerra do Paraguai.
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A
inflação acelerou logo nos primeiros dias da República, e em 108 anos
atingiu 64,9 quatrilhões por cento. Em passado recente chegou a 82,4%
ao mês.
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